
Antes de mais nada temos que analisar qual o critério que utilizamos para determinar se uma pessoa é saudável. Para mim, saúde está diretamente relacionada à ausência de doença, ao estado físico e mental e também à questão social. Eu gosto de citar a Daiane dos Santos, já que ela é um exemplo visível de como é duro o treinamento para se chegar ao alto nível. Ela, com tantas lesões e cirurgias no histórico, provavelmente terá sérias consequências providas dessa grande carga de treinamento. Porém, considerando que se não fosse o esporte ,talvez ela estaria desnutrida, catando latinhas na rua, usando drogas e nunca teria o padrão de vida que tem hoje. Por isso, acho que devemos dizer que a saúde não é o foco do esporte de rendimento, o qual tem como objetivo a busca de resultados expressivos, mas não podemos ser tão radicais ao ponto de falar que o esporte de "alto nível" não tem nada de saudável, até mesmo porque ele é o ganha pão de grande parte dos gestores esportivos!!!
2 comentários:
Realmente não acredito que o esporte, mesmo o de alto nível, possa não ser saudável. No entanto, para se tornar um atleta de alto nível são necessários alguns sacrificios. No caso em que vc citou, a Daiane com certeza sofrerá as consequências de suas lesões, principalmente quando estiver com uma idade mais avançada, mas por ter sido atleta, terá menos chances de ter outros tipos de problemas.
É verdade Diego, ela terá muitos problemas quando for mais velha, porém isso não significa que não será saudável. Também acho que afirmar que esporte de rendimento não é saúde é ser muito radical.
Postar um comentário