terça-feira, 28 de outubro de 2008

Esporte = Saúde ?

O esporte em geral é dado pela sociedade como sinônimo de saúde, o que não deixa de ser verdade. Mas quando falamos do esporte de alta performance, essa opinião não é mais uma unanimidade, há estudiosos que afirmam que o esporte que exige um alto nível de desempenho não tem como ser saudável, assim como há também os especialistas que acreditam que mesmo um esportista de alto nível pode ser saudável mesmo com as elevadas cargas de treinamento que são submetidos. Na minha perpepção, ambas as idéias são pertinentes e têm suas razões. Porém, antigamente, acreditava firmemente que esporte de rendimento não tem relação com a saúde, hoje já sou mais flexível com relação à isso. Vou colocar minhas idéias para vocês:
Antes de mais nada temos que analisar qual o critério que utilizamos para determinar se uma pessoa é saudável. Para mim, saúde está diretamente relacionada à ausência de doença, ao estado físico e mental e também à questão social. Eu gosto de citar a Daiane dos Santos, já que ela é um exemplo visível de como é duro o treinamento para se chegar ao alto nível. Ela, com tantas lesões e cirurgias no histórico, provavelmente terá sérias consequências providas dessa grande carga de treinamento. Porém, considerando que se não fosse o esporte ,talvez ela estaria desnutrida, catando latinhas na rua, usando drogas e nunca teria o padrão de vida que tem hoje. Por isso, acho que devemos dizer que a saúde não é o foco do esporte de rendimento, o qual tem como objetivo a busca de resultados expressivos, mas não podemos ser tão radicais ao ponto de falar que o esporte de "alto nível" não tem nada de saudável, até mesmo porque ele é o ganha pão de grande parte dos gestores esportivos!!!

2 comentários:

Diego Maulana disse...

Realmente não acredito que o esporte, mesmo o de alto nível, possa não ser saudável. No entanto, para se tornar um atleta de alto nível são necessários alguns sacrificios. No caso em que vc citou, a Daiane com certeza sofrerá as consequências de suas lesões, principalmente quando estiver com uma idade mais avançada, mas por ter sido atleta, terá menos chances de ter outros tipos de problemas.

Anônimo disse...

É verdade Diego, ela terá muitos problemas quando for mais velha, porém isso não significa que não será saudável. Também acho que afirmar que esporte de rendimento não é saúde é ser muito radical.